Submarino.com.br
Juliana Dacoregio Rotating Header Image

A questão do retrato, o retrato da questão

Quando você pega seu celular para tirar uma foto de você mesmo, pra quem você está fazendo isso? Você tira fotos de si mesmo quando está se sentindo bem e quer registrar um momento legal ou quando está péssimo e sabe que a beleza fotografada e compartilhada (e por consequência, os elogios recebidos) vão fazer com que se sinta melhor? As duas coisas? Dizem que não há problema em mostrar a beleza física para alimentar o ego. Ok, ego alimentado, loas recebidas… E depois? Problema resolvido? Após postar aquela sua foto incrível, ler manifestações de admiração, desejo e saber que despertou inveja, a dor se torna mais suportável? A solidão diminui? As angústias se dissolvem a cada vez que alguém clica curtir na pose bem planejada e postada no facebook como quem não quer nada? O número de usuários que clicam no coraçãozinho ao ver seu auto-retrato no Instagram faz com que o SEU coração se torne mais amado?

Para quem e por que você se mostra?

Be Sociable, Share!

2 Comentários on “A questão do retrato, o retrato da questão”

  1. #1 Jazz @brabul
    on Jun 10th, 2012 at 10:09

    As fotos para alimentar o ego (as que necessitam de elogios) refletem um desejo constante de aprovação do outro. Geralmente, vem de uma pessoa com baixa autoestima. Como uma criança, ao ouvir um elogio, ela sente que – “não é bem assim, se eles me acham linda, porque eu não vou achar?”. Porém, é momentâneo… não cura a autoestima baixa da pessoa.

    Em medicina, é o que chamamos de tratamento paliativo.

    Paliativo é o que alivia a dor naquela hora (o analgésico, por exemplo), mas que não trata a causa.

    Geralmente, o tratamento pra a causa é bem dolorido e definitivo. Por isso as pessoas tendem a escolher o paliativo enquanto a causa vai te destruindo aos poucos.

    Porém, há aquelas fotos que estão aí para comemorar! Seja a sua felicidade, a sua maquiagem que ficou estupenda ou o seu corpo esculpido depois de tanta dor na abdominal =) Podem ser fotos para si mesma, para lembrar depois de engordar ou para sorrir quando estiver triste.

    É importante essa consciência que você fala no texto, Ju. Muito legal a oportunidade de reflexão. Mudar o foco para o positivo na hora da foto deve refletir nela =)

    Beijos.

  2. #2 Lucas santos
    on Jun 10th, 2012 at 11:01

    Verdade, quando existe essa preocupação em receber elogios, quando nossas atitudes são motivadas exclusivamente para despertar sentimentos, e nos alimentamos das impressões deixadas, isso só é evidência de nosso vazio existêncial…
    Excelente texto…Para pensar e rever-se…

Deixe um comentário